Notícia
CORONAVÍRUS
Comissão de Saúde da ALRS discute estratégias para combate ao Coronavírus
Bethania Haas Loblein - MTE 10359 | PSDB - 14:03 - 15/04/2020 - Foto: Bethania Haas Loblein
Liderar uma campanha para que seja ampliado o número de testes para o Covid-19 no Estado, este foi um dos encaminhamentos da reunião ordinária virtual da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizada na manhã desta quarta-feira (15).
Conforme a presidente da Comissão, deputada Zilá Breitenbach, todos os deputados que participaram do debate demonstraram preocupação quanto ao número de infectados em nível de País e Estado, e o aumento que um possível relaxamento das normas de distanciamento social poderiam causar, colocando em risco a vida dos gaúchos e podendo gerar um colapso no sistema de saúde.
"Devido a baixa testagem as previsões sobre número de infectados são comprometidas, assim como os dados sobre mortes e curados.

Conforme o Ministro da Saúde divulgou ontem, terça-feira, os números apresentados levando-se isto em consideração deve ser 12% maior. Daí também da preocupação dos deputados em ampliar o número de leitos de UTI, assim como reorganizar estes leitos ja que existem regiões gaúchas descobertas neste sentido em relação a outras", explica Zilá.
Ainda durante a reunião os deputados falaram sobre a necessidade de ampliar o numero de participantes do Comitê de Crise da Assembleia Legislativa para tratar sobre o Covid-19, incluindo profissionais técnicos para junto com os deputados realizarem estudos e aprofundarem os dados sobre o Coronavírus no RS e assim auxiliar o Estado no combate a propagação do vírus.

A presidente da Comissão de Saúde ainda relatou que os deputados solicitaram união de todos os colegas para a abertura de hospitais que estão prontos mas ainda não a disposição da população e que podem auxiliar no tratamento do Coronavírus, como é o caso do Hospital Parque Belém em Porto Alegre.
Para aprofundar estes temas e ainda elucidar dúvidas dos deputados sobre as ações do Governo do RS no combate ao Covid-19 na próxima semana a Comissão e Saúde deve realizar duas reuniões, uma com a participação da secretária de Saúde Arita Bergamann, e outra com representantes de médicos e enfermeiros para também escutar as prepocupações destes profissionais que estão atuando na linha de frente.

Participaram da reunião os deputados Dr. Thiago Duarte, Elizandro Sabino, Fábio Branco, Franciane Bayer, Gabriel Souza, Jeferson Fernandes, Luis Augusto Lara, Neri O Carteiro, Pedro Pereira, Pepe Vargas, Silvana Covatti, Valdeci Oliveira e Vilmar Lourenço, alem do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)