COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Audiência sobre novo Coronavírus será em conjunto com Fórum Democrático
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 10:54 - 19/02/2020 - Foto: Vinicius Reis

Em reunião ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (19), a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, anunciou a realização conjunta com o Fórum Democrático da Assembleia Legislativa da audiência pública para tratar do tema da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

A deputada relatou reunião, ocorrida ontem, com o presidente Ernani Polo (Progressistas) para tratar do assunto e o agendamento do encontro público. Zilá aguarda para a próxima reunião da Comissão a aprovação do seu requerimento de audiência sobre o tema.

Emenda 95
O deputado Valdeci Oliveira (PT) apresentou um relatório com a diminuição dos leitos hospitalares no RS. Conforme o parlamentar, a redução se deve à retirada de recursos para a área da saúde a partir da aprovação da Emenda 95, oriunda do governo federal. Valdeci explicou que os dados foram obtidos através da lei estadual de acesso a informação. "Nos últimos quatro anos, o RS fechou 1.121 leitos hospitalares. Destes, 260 são leitos cirúrgicos, 220 clínicos, 213 obstétricos e 336 pediátricos", apontou. Valdeci detalhou, ainda, números relativos as perdas por regiões e por municípios.

Palmeira das Missões
O deputado Edegar Pretto (PT) registrou que na, última sexta-feira, visitou as obras do hospital público regional em Palmeira das Missões. O parlamentar disse que voltou positivamente impressionado com o andamento das obras. Conforme Edegar Pretto, concluído, o hospital terá atendimento 100% SUS, acolhendo a população de 72 municípios, com atividade de média e alta complexidade médica.

Presenças
Participaram da reunião as deputadas Zilá Breitenbach (PEDB), presidente, Franciane Bayer (PSB), e os deputados Gerson Burmann (PDT), Edegar Pretto (PT), Valdeci Oliveira (PT) e Paparico Bacchi (PL).

Comissão de Saúde e Meio Ambiente