A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSD), aprovou hoje (7), em sua reunião ordinária, requerimento do deputado Dr. Thiago Duarte (União) para debater o papel estratégico, a viabilização e pertinência do Hospital Vila Nova na implementação de programa de saúde pública voltado ao extremo sul de Porto Alegre.
Durante o período dos Assuntos Gerais, o representante do Departamento de Gestão, Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luciano Cardone, fez um balanço das ações em 2022. Ele apresentou aos deputados um apanhado dos projetos e atividades das quatro divisões que integram o órgão e têm a tarefa de prestar apoio técnico ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Entre os projetos citados por Cardone, estão o Sistema de Outorgas, Grupo de Segurança de Barragens, Plano Estadual de Recursos Hídricos, 1º Plano de Saneamento do RS e monitoramento dos rios. Além disso, o departamento analisou 4272 processos em 2022 e concluiu o Plano da Bacia Hidrográfica dos rios Vacacaí- Vacacaí Mirin e o Plano de Bacias do rio Tramandaí.
Também no período dos Assuntos Gerais, Pedro Melo, da Associação Esporte Mais, divulgou o trabalho da entidade e defendeu a inclusão social por meio do esporte. A entidade trabalha com paradesporto, especialmente, paranatação, paraatletismo, vôlei sentado e basquete em cadeira de rodas, além de realizar capacitação de servidores nos municípios.
Melo revelou que a entidade atua no Grêmio Náutico União, Clube Caixeiros Viajantes, prefeitura de Canoas, Fundação La Sale e SESC e está começando trabalhos em Guaíba, Novo Hamburgo e Butiá. Ele participou da reunião a convite do deputado Dr. Thiago Duarte (União).
Registraram presenças as deputadas Fran Somensi (Republicanos), Kelly Moraes (PL) e Silvana Covatti (PP) e os deputados Dr. Thiago Duarte (União), Luiz Henrique Viana (PSDB), Gerson Burmann (PDT), Pepe Vargas (PT) e Vilmar Lourenço (PP), além da presidente do colegiado.