Deputado(a) Zé Nunes
Dep. Zé Nunes
GOVERNO FEDERAL
Zé Nunes critica precarização do mundo do trabalho
Marcela Santos - MTE 11679 - 15:13 - 06/02/2020 - Foto: Celso Bender

Nesta quinta-feira (6), da tribuna, o deputado estadual Zé Nunes (PT) criticou a Medida Provisória 905/19, do governo federal, que criou o Programa Verde e Amarelo, que precariza o mundo do trabalho, colocando fim à necessidade de registro profissional para 14 profissões. “A medida contraria os trabalhadores, atingindo-os frontalmente”, declarou.

Zé Nunes lembra que os três primeiros Ministérios extintos pelo atual governo, têm ligação direta com o trabalhador e com a trabalhadora: Ministério do Trabalho - que focava justamente nos direitos dos trabalhadores, que com sua mão-de-obra, seu esforço e energia geram as riquezas do pais. O segundo extinto foi o da Previdência Social, que interessava os que precisam de um sistema de previdência, e o do Desenvolvimento Agrário, que tratava das questões da agricultura familiar, parte determinante da economia brasileira, fundamental para os agricultores familiares, que com seu trabalho, colocam alimento na mesa do trabalhador.

Segundo o parlamentar, o Brasil está vivendo o recorde da informalidade. “Não estamos falando de empreendedorismo, estamos falando de vendedor de comida na rua, estamos falando da uberização das profissões, de pessoas que trabalham de forma precarizada. São 49 milhões de pessoas nesta situação, e 12,5 milhões que estão abaixo da linha da miséria. Esta é a realidade do nosso país”, lamentou. Para ele, isso é resultado das medidas do governo Bolsonaro. “O que precisamos é movimentar a renda do trabalhador, gerando novas oportunidades que façam o Brasil funcionar”, finalizou.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)