Concluindo o roteiro de agendas no Nordeste, a comitiva de deputados liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, conheceu iniciativas da rede pública de ensino de Pernambuco, nesta sexta-feira (2). O Estado é referência por oferecer ensino integral aos seus alunos.
“As agendas no Nordeste foram muito inspiradoras. Conhecemos iniciativas que dão bons resultados e que estão constantemente em busca melhorias”, afirmou Zanchin.
No Palácio das Princesas, sede do Executivo, a comitiva foi recebida pela vice-governadora Priscila Krause, que apontou quais desafios o Estado enfrenta para evoluir a educação em índices ainda insatisfatórios. Também apresentou iniciativas a serem implementadas, como a promoção de educação continuada para professores das redes municipais.
Ainda pela manhã, o grupo visitou a Assembleia Legislativa, em reunião com o presidente Álvaro Porto, e conversou com a secretária de Educação pernambucana, Ivaneide Dantas. A secretária destacou que o foco da rede está na emancipação dos alunos, voltando-se para a construção de cidadania dos estudantes. Segundo ela, o Estado precisa investir na construção de mais escolas para viabilizar o aumento da carga horária de 35 horas por semana para 45 horas.
Os deputados Cláudio Branchieri (Podemos), Eduardo Loureiro (PDT), Eliana Bayer (Republicanos), Guilherme Pasin (Progressistas), Sofia Cavedon (PT) e Valdir Bonatto (PSDB) encerraram as agendas em visita à Escola Técnica Estadual Cícero Dias. Atendendo 540 alunos, a instituição contempla ações educativas sistemáticas, em turno integral, voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade.