Você está no Portal do Deputado Vilmar Zanchin  »  Principal
Deputado(a) Vilmar Zanchin
Dep. Vilmar Zanchin
GRANDE EXPEDIENTE ESPECIAL
Zanchin presta homenagem aos 120 anos de emancipação do município de Antônio Prado
Olga Arnt - MTE 14323 - 17:10 - 20/02/2019 - Foto: Marcelo Bertani
Parlamentares associaram-se à homenagem
Parlamentares associaram-se à homenagem
O deputado Vilmar Zanchin (MDB) homenageou, no Grande Expediente Especial da sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (20), os 120 anos de emancipação do município de Antônio Prado, localizado na Serra gaúcha. Considerada a “cidade mais italiana do Brasil”, o lugar é reconhecido por sua beleza natural e por abrigar o maior acervo da imigração italiana no Brasil, representado por um conjunto de 48 casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
 
O deputado traçou um panorama do desenvolvimento do município, da chegada do pioneiro Simão David de Oliveira por volta de 1880, passando pela vinda dos primeiros imigrantes até chegar à atualidade. Fundada em maio de 1886, Antônio Prado foi a sexta e última das antigas colônias de imigração italiana. “Foi assim batizada em homenagem a Antônio da Silva Prado, fazendeiro paulista e, então, ministro da Agricultura, responsável por estimular a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil e instalar núcleos coloniais no Rio Grande do Sul”, rememorou.
 
De forma criativa, Zanchin narrou uma caminhada pelos principais pontos turísticos da cidade, iniciando pelo pórtico de entrada, símbolo de acolhimento e hospitalidade, seguindo pelo centro histórico, que serviu de cenário para o filme O Quatrilho, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996, e concluindo o roteiro nos locais onde a população exerce sua religiosidade. Citou a gruta natural, os 25 capitéis e a gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. “A imagem da santa, a furna rodeada de uma vegetação de tirar o fôlego, uma pequena fonte de água, além do campanário de madeira construído na década de 40, compõem o local que convida para a fé, a reflexão e o silêncio”, apontou.
 
Zanchin fez menção também à Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, cujos vitrais e as pinturas do teto feitas na década de 1950 pelo italiano Emílio Benvenutto Zanon estão preservadas, e à Linha 21 de Abril, onde está localizado o Santuário de Madóna, de Monte Bérico. “O local abrigava a santa trazida da Itália pelos imigrantes e recebeu, no seu centenário, uma nova imagem da Madona, vinda diretamente da Basílica de Vicenza”, revelou.
 
No percurso discorrido na tribuna, Zanchin citou ainda o Moinho Francescato, a Casa Neni, construída em 1910 e primeira a ser tombada, recantos coloniais e as vinícolas da região. Mencionou também que Antônio Prado é cidade-irmã de Rotzo-Província Di Vicenza e Cavaion Veronese, com as quais mantém intercâmbio cultural.
 
Desenvolvimento
Ao narrar as dificuldades enfrentadas pelas primeiras levas de imigrantes, o parlamentar ressaltou que aos poucos a cidade, que tem quase 13 mil habitantes, foi ganhando forma e se desenvolvendo. Hoje, o setor de serviços, segundo Zanchin, é o principal condutor da economia do município, representando 53% de tudo o que produz. Em seguida, vem o setor industrial, que agrega 213 empresas de diversas áreas e representa 31% do bolo. Com o processo de urbanização da população, a participação da agropecuária na economia local é de 16%. Os carros-chefes da produção primária são uva, maçã, milho e aves para corte, além de morangos e mirtilos orgânicos.
 
Na área da educação, a novidade, de acordo com o deputado, é a Faculdade de Antônio Prado, cuja licença para instalação foi assinada em 2018 e os primeiros cursos técnicos e de graduação já devem entrar em funcionamento neste ano. “A instituição de ensino construída através do empenho de empresários com apoio de diversas entidades e empresas do município representa a abertura de um novo e importante capítulo para o desenvolvimento da região”, declarou.
 
O Grande Expediente Especial foi acompanhado por diversas autoridades da região da Serra e por uma comitiva de lideranças comunitárias e políticas de Antônio Prado. Os deputados Elizandro Sabino (PTB), Pepe Vargas (PT), Luiz Henrique Viana (PSDB), Neri, o Carteiro (Solidariedade), Paparico Bacchi (PR), Dalciso Oliveira (PSB), Giuseppe Riesgo (Novo), Juliana Brizola (PDT), Fran Somensi (PRB) e Tiago Simon (MDB) manifestaram-se por meio de apartes.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)