O Parlamento gaúcho, por meio do movimento Rio Grande contra a Fome, promove, nesta quarta-feira (31), o Dia D contra a fome e contra o frio, com arrecadação de alimentos e agasalhos na entrada do Palácio Farroupilha. Também ocorreu uma solenidade, no começo da tarde, no Salão Júlio de Castilhos, para marcar a atividade. No dia 28 de junho, a iniciativa deve se repetir na Casa, mas as doações poderão ser feitas nos demais dias, em horário de funcionamento da ALRS.
O deputado Valdeci Oliveira (PT), que idealizou e preside o movimento Rio Grande contra a Fome, disse estar feliz pela acolhida da sociedade com o movimento. Ele lembrou que, em 2021, quando esteve na presidência da Casa, priorizou este tema e conseguiu unificar todos os poderes na iniciativa. Ao longo do ano passado, 250 toneladas foram arrecadadas e também houve a doação de R$ 40 milhões dos orçamentos da AL e do Judiciário para o Fundo Estadual de Assistência Social. "Resolvemos fazer o Dia D para dar um impulso às doações e chamar a atenção de que ainda há milhares de pessoas que passam fome e passam frio no Rio Grande do Sul", afirmou.
Representando a Casa Militar do governo do Estado, o tenente-coronel Luís Omar reafirmou a parceria da Defesa Civil com a ALRS no movimento. "Este Dia D representa a mão amiga indispensável a quem está necessitado de ajuda nesse momento", declarou.
Pela Mesa Diretora falou o deputado Adolfo Brito (PP). Ele enfatizou a importância do Dia D e do movimento Rio Grande contra a Fome, destacando a adesão dos servidores da ALRS e do público. "Estaremos juntos nessa campanha", dissse Brito, comprometendo-se a ser parceiro da iniciativa no próximo ano, quando presidirá a Casa.
Também participaram da solenidade representantes do Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Defesa Civil, Fiergs, vereadores, entre outros.