Deputado(a) Tiago Simon
Dep. Tiago Simon
MANDATO
Grupo de Trabalho da Assembleia questiona ações da Prefeitura da Capital no combate ao coronavírus
Carla Bisol - MTE 9074 | MDB - 15:44 - 30/07/2020 - Foto: Mateus Raugust
A Assembleia Legislativa instalou nesta quinta-feira (30), o Grupo de Trabalho com a finalidade de fiscalizar as ações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre no enfrentamento da emergência sanitária decorrente do coronavírus.

Coordenados pelos deputados Tiago Simon (MDB) e Thiago Duarte (DEM), o grupo conta com representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, entidades médicas e instituições da área da saúde. Foram convidados representantes da Prefeitura e do Governo do RS, que não compareceram à reunião.

 “O objetivo do GT é acompanhar e fiscalizar a política de combate à pandemia da Prefeitura e sistematizar todos os estudos técnicos através de uma ação colaborativa entre as instituições para compartilhar informações”, afirmou o deputado Tiago Simon.

Na área médica, o vice-presidente do Cremers, Eduardo Trindade, e diretor do Simers, Eduardo Montagner, reforçaram que não há falta de médicos para atender novos leitos de UTI, como defendido pela Prefeitura da Capital. “Não é verdade que não poderíamos  ter mais leitos por falta de intensivistas. Temos outras especialidades que poderiam certamente suprir a demanda”, explica Trindade.

“Aparentemente a Prefeitura recebeu verba suficiente para abrir mais leitos e assim, não estaria na bandeira vermelha e o dinheiro investido na saúde retornaria na forma de impostos”, disse Montagner. A Coordenadora do Centro de Estudos  do Hospital de Pronto Socorro relatou que faltam materiais, como máscaras cirúrgicas no hospital. “Não se consegue ver a aplicação desses recursos da Prefeitura. O que recebemos foi da iniciativa privada”, disse Niura Dri.

Os representantes do Ministério Público e Tribunal de Contas se colocaram à disposição para a utilização dos instrumentos legais cabíveis para se ter acesso ao plano de contingência, ao total de recursos recebidos e avaliação da eficiência na utilização desses recursos. “Os procedimentos estão em andamento para acompanhar a correta utilização dos recursos financeiros para a finalidade de salvar vidas frente à pandemia do coronavírus”, afirmou o diretor-geral do TCE, César Luciano Filomena.

“A Capital vem sofrendo, desde março, medidas restritivas severas, no tocante à circulação das pessoas e ao funcionamento das atividades econômicas, visando à estratégia do poder público de alargamento da curva de evolução do surto de coronavírus. Todavia, o Prefeito vem afirmando publicamente que o sistema de saúde poderá entrar em colapso, o que contribui para a ideia que o incremento em infraestrutura hospitalar da cidade foi subestimado”, reforçou Tiago Simon.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)