Deputado(a) Tenente Coronel Zucco
Dep. Tenente Coronel Zucco
SEGURANÇA PÚBLICA
Parlamentares pedem fim da soltura de presos devido à covid-19
Juarez Sant Anna - MTE 15.366 | Novo - 17:47 - 02/06/2020
Um grupo de parlamentares gaúchos encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça pedindo o fim da soltura de presos em função da covid-19. Mais de 4 mil presos, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, foram soltos no Rio Grande do Sul desde março, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma recomendação que fundamentou decisões de juízes libertando apenados. 

A iniciativa da manifestação, endereçada ao presidente do TJ, desembargador Voltaire de Lima Moraes, partiu do deputado Giuseppe Riesgo (Novo). O parlamentar tem observado com preocupação a soltura em massa de criminosos. Recentemente, por meio de um pedido de informações, Riesgo recebeu uma notícia alarmante: a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) revelou que não possui dados sistematizados sobre quantos presos que foram soltos devido à Covid-19 voltaram a cometer delitos novamente no Estado.

Nesse cenário, o parlamentar aponta que centenas de pessoas que cometeram crimes graves, como homicídio e tráfico de drogas, foram soltas e estão circulando normalmente no Estado. “Essa situação coloca em risco toda a sociedade e cria mais um problema. Já temos a preocupação com o vírus e com os empregos. Agora também estamos à mercê da criminalidade”, avalia. Riesgo ainda lembra que o próprio Conselho Regional de Medicina, por meio de um parecer técnico, afirma que é mais seguro manter os criminosos presos do que soltar.

O deputado estadual Tenente Coronel Zucco (PSL) foi outro signatário do documento e também se manifesta pelo fim da soltura de presos. Para Zucco, “é  inadmissível que bandidos perigosos e até líderes de facção sejam beneficiados neste momento onde os cidadãos decentes sofrem com o coronavírus”. 

Também assinam o documento encaminhado para o TJ os deputados estaduais Fábio Ostermann (Novo), Vilmar Lourenço (PSL) e Sérgio Turra (PP),  o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzatto (Novo).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)