Deputado não está associado a nenhuma Bancada da Assembleia Legislativa (IdDeputado = 144)
MERCOSUL
Os 30 anos da assinatura do Tratado de Assunção será tema de audiência pública 
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:22 - 17/03/2021 - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS
Reunidos na manhã desta quarta-feira (17), os deputados integrantes da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa aprovaram requerimento de audiência pública para realização de um debate sobre os resultados obtidos após os 30 anos da assinatura do Tratado de Assunção.

O Tratado, assinado em março de 1991, pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, criou o mercado comum entre os países signatários, popularmente chamado de Mercosul.

Conforme um dos proponentes da audiência, deputado Fernando Marroni (PT), a audiência será uma oportunidade para ampliar o debate sobre a geopolítica da região e as decorrências da atual política externa brasileira. O requerimento, também assinado pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), aponta como participantes do debate os ex-chanceleres brasileiros, embaixadores Celso Amorin,  Celso Lafer, o embaixador Ernesto Araújo e os professores Paulo Visentini e Pedro  Cesar Dutra Fonseca. 

Calendário
O colegiado deliberou também sobre o  calendário das reuniões ordinárias da Comissão. A partir de uma sugestão da presidente Silvana Covatti (PP), os encontros serão realizados em um intervalo de quinze dias.

O deputado Luis Augusto Lara (PTB) propôs que a Comissão retome a pauta do acordo Brasil/Uruguai sobre vacinação nas cidades de fronteira. O parlamentar quer informações sobre a perspectiva de vacinação de  brasileiros com dupla nacionalidade no país vizinho. Lara pediu também que se esclareça a situação dos portadores de "carteira de fronteiriço" em relação a vacinação. O deputado, solicitou ainda uma reunião para tratar de linhas de créditos do Badesul disponíveis para investimentos relacionados ao estabelecimentos de lojas Free Shops em cidades gêmeas de fronteira.

Participação
Participaram da reunião virtual, as deputadas Silvana Covatti (PP), presidente; Fran Somensi (Republicanos) e Franciane Bayer (PSB), e os deputados Fernando Marroni (PT), Luiz Fernando  Mainardi (PT), Gerson Burmann (PDT), Luís Augusto Lara (PTB), Carlos Búrigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Tenente Coronel Zucco (PSL) e Fábio Ostermann (Novo).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)