REGIÃO CENTRO
Debate em Santa Maria encerra agenda da Comissão de Piscicultura no interior do Estado
Karine Bertani - MTE 9427 | Republicanos - 11:24 - 22/10/2021 - Foto: Sâmella Moreira

Um ciclo de palestras e debates realizado nesta sexta-feira (22), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), encerrou as atividades no interior gaúcho da Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no RS. O encontro foi conduzido pelo presidente do colegiado, deputado Sergio Peres (Republicanos), em formato híbrido – com participações presenciais de produtores rurais, instituições de apoio e autoridades locais, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Assembleia no Youtube.

“Aqui na Região Centro percebemos o interesse crescente dos produtores, pois a piscicultura é uma fonte de renda para as famílias. A região também apresenta potencial hídrico, além de instituições tradicionais de pesquisa e de assistência. É papel do Parlamento gaúcho acolher demandas e promover o diálogo entre órgãos, produtores e poder público, a fim de diminuir os entraves para a produção, especialmente no que diz respeito à atualização da legislação ambiental, principal reivindicação entre os produtores”, avalia Sergio Peres.

Instalada em julho deste ano, a Comissão Especial de Piscicultura percorreu as regiões do Estado realizando visitas técnicas e reuniões temáticas, ouvindo autoridades locais, piscicultores, instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos de amparo e assistência técnica ao produtor.

“É uma oportunidade de compartilhar informações técnicas para o aumento da produção na área de piscicultura, e também por ser uma importante fonte de proteína e nutricional para a nossa população. É imprescindível que a gente qualifique os nossos sistemas produtivos por meio da qualificação técnica aos piscicultores, e trazer à nossa população um alimento de qualidade, produzido de forma sustentável, e que seja, ao mesmo tempo, rentável ao nosso produtor rural”, observou o gerente regional da Emater Santa Maria, Guilherme Passamani, que esteve presencialmente no evento.

Produção de tilápias norteou temática das palestras
O vice-presidente da Associação Brasileira de Aquaponia (ABA), engenheiro Tafarel Sá, abriu o ciclo de palestras abordando a Aquaponia como ferramenta para a produção de juvenis de tilápia. Sócio-proprietário da Benfica Agronomia e Engenharia, Tafarel apresentou as técnicas e vantagens do cultivo da proteína animal integrada com a produção vegetal para a geração de renda do produtor rural.

O gestor do projeto UPF/AQUAVIVA, Ernani Kronbauer apresentou o painel “Genética e Qualidade de Alevinos na produção de Tilápias”. Kronbauer é diretor da Aquaviva, empresa sediada em Não-Me-Toque que está entre as parceiras de projetos experimentais em piscicultura com a Universidade de Passo Fundo.

Os palestrantes responderam a dúvidas e considerações recebidas presencialmente e pela web. A programação foi encerrada com a exposição do professor de Zootecnia da UFSM Rafael Lazzari, que ministrou a palestra “Rações, Nutrientes e Manejo: Repercussões no custo da produção”. Doutor em Nutrição de Peixes, Lazzari destacou que 70% a 80% do custo de produção é em alimentação. “Nós temos que nos preparar para o futuro com eficiência para o setor e eu só vejo uma forma de isso funcionar: qualificando a assistência técnica, promovendo consórcios municipais e contratando mais técnicos para fazer o acompanhamento das atividades do produtor”, sustentou.

Todas as palestras e debates permanecem disponíveis no canal da TV Assembleia no Youtube.

Presenças
Participaram, de forma presencial, o coordenador regional de Agricultura do Governo do Estado, Celso Carvalho; o gerente regional da Emater em Santa Maria, Guilherme Passamani; o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Antoniangel Zanini; a assistente técnica da Emater, Elusa Andrade; o presidente do Progressistas de Santa Maria, Mauro Bakof; e do município de Itaara, Ivanir Paula de Freitas e Cleder Olavo Zanini, produtor de aquaponia.

Programação
A Comissão Especial para Tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no RS concluirá seus trabalhos em 16 de novembro de 2021. No dia 5 de novembro, às 9h30min, será realizada audiência pública de encerramento no plenarinho da Assembleia Legislativa.

A Comissão
A CECAPI tem Sergio Peres (Republicanos) na presidência, vice-presidente Ruy Irigaray (PSL) e relator Zé Nunes (PT). Também integram o colegiado os deputados Elton Weber (PSB), Clair Kuhn (MDB), Fernando Marroni (PT), Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Faisal Karam (PSDB), Paparico Bachi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Gaúcho da Geral (PSD).