Você está no Portal do Deputado Maurício Dziedricki  »  Principal
Deputado(a) Maurício Dziedricki
Dep. Maurício Dziedricki
PARLAMENTO
Empresário Otelio Drebes recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
Celso Luiz Bender - MTE 5771 - 13:08 - 02/08/2018 - Foto: Divulgação
Em cerimônia na noite dessa quarta-feira (1º), a Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Otelio Drebes, proposição do deputado Maurício Dziedrick. O parlamentar do PTB, 4º secretário da Mesa, representou, igualmente, o presidente Marlon Santos (PDT). A solenidade reuniu familiares e amigos do homenageado, além de autoridades.
 
Diferente de outros eventos semelhantes, a honraria foi entregue no Teatro Dante Barone, uma vez que Drebes, após deixar a direção das Lojas Lebes, dedica-se a palestras motivacionais. O empresário, atualmente presidente do Conselho Administrativo do conglomerado, está com 84 anos. Além de familiares, dirigentes e colaboradores da Lebes lotaram o espaço. Por uma hora, Otelio Drebes falou da sua trajetória, com percalços e conquistas, ao mesmo tempo em que destacou pontos que julga essenciais para que as pessoas concretizem seus sonhos.
 
Trajetória vitoriosa
O deputado Maurício iniciou sua manifestação destacando que aquele era o palco do Teatro Dante Barone, do Parlamento gaúcho, por onde já passaram artistas, intelectuais, políticos das mais variadas siglas, governadores e até presidentes da República, inclusive de outras nações. “A Casa do Povo, de toda sociedade rio-grandense. E estas luzes, que nesta noite iluminam este palco, sempre estarão acessas na defesa da democracia”, sublinhou. Lembrou que a cerimônia da outorga da medalha é cercada por uma liturgia bem específica, que ocorre normalmente no Salão Júlio de Castilhos.
 
“No entanto, quando vemos este auditório lotado, temos a certeza que seria impossível não realizá-lo aqui. E, nesta oportunidade, sinto-me lisonjeado em poder entregar a mais alta condecoração que este Poder Legislativo pode conferir a alguém que passa a fazer parte de um rol muito específico de realizadores da história que buscamos ver desenhada por um futuro melhor para o Rio Grande do Sul”, disse, referindo-se a Otelio Drebes, “alguém reconhecido, mas com a simplicidade que assistimos na forma como fez a palestra”.
 
Conforme Dziedrick, deve ser papel da Assembleia reconhecer e homenagear os que trabalham pelo Estado. “São pessoas com dons especiais, iniciativas e vontade. E isso precisa ser enaltecido. Ele mesmo afirmou: quem quer ser grande, quem está grande, um dia foi pequeno. Drebes foi corajoso e inovador ao seu tempo, e aí está a trajetória de um mascate, de alguém que percorreu rios em canoas atrás da realização do seu sonho e que, hoje, ajuda a milhares de pessoas a concretizarem seus projetos. Assim, este palco pelo qual já passaram tantas autoridades, recebe nesta data, esta pessoa, Otelio Drebes, exemplo de alguém persistente e vitorioso”.
 
Na sequência, o empresário recebeu de Maurício Dziedrik a Medalha do Mérito Farroupilha, afirmando tratar-se do dia “mais feliz” da sua vida.
 
Presenças
Entre as autoridades presentes, a diretora-presidente do Badesul, Jeanete Lontra, representando o governo do Estado; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Antônio de Lemos; o prefeito de São Jerônimo, Evandro Eberle; e o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira.
 
Biografia resumida
Filho de agricultores do interior do RS, nascido em 1934, Otelio Drebes trabalha desde os seis anos e, no decorrer das últimas seis décadas, ergueu uma das maiores redes de varejo do Sul do país. Ao completar 60 anos, em 2016, a rede de lojas Lebes ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de receitas totais. Atualmente, são mais de 150 unidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e cerca de três mil funcionários.
 
A trajetória de sucesso de Otelio Drebes se iniciou há mais de 60 anos, quando inaugurou o embrião das Lojas Lebes, primeiro no ramo alimentício e, logo a seguir, no segmento de varejo. Em 2015, passou o comando da rede para o filho Otelmo. Ao contrário de outras pessoas, que parariam as atividades diante do sucesso alcançado, Otelio optou por reinventar-se, exercitando uma nova carreira: é palestrante motivacional.
 
Em suas palestras, o empresário utiliza, como ponto inicial, a sua história de superação. O filho de descendentes de alemães que começou a trabalhar a terra, bem pequeno, para ajudar a família, chegando ao comando de uma gigantesca rede de lojas, conta que descobriu seu talento para negociar aos seis anos. Nascido na colônia, no interior de Lajeado, caminhava mais de 4 quilômetros para vender as rapaduras que a mãe fazia. Aos 13, já cruzava os rios Taquari e Jacuí em um barco para comercializar mel, linguiça, banha e charque nas comunidades vizinhas.
 
Aos 22 anos, junto com a esposa, Délia, e sete sócios, deixou Bom Retiro do Sul para fundar, em São Jerônimo, a primeira Lebes, um pequeno armazém de produtos alimentícios. Percorria o rio Jacuí transportando mercadorias para abastecer a zona carbonífera, no período de fartura da extração.
 
A Lebes, que nasceu como entreposto de secos e molhados, evoluiu para supermercado (ramo extinto em 1997), agregando mais itens, de calçados a bazar. Em poucos anos, no entanto, Drebes descobriria que o filão era outro. No comércio efervescente de São Paulo, para onde o Brasil inteiro confluía nos anos de 1960, o fundador fez a primeira aquisição: três televisores preto e branco e um refrigerador, que tiveram sucesso instantâneo de público. E Drebes não parou mais.
 
No ano de 1967, ainda concentrado em São Jerônimo, a Lebes inaugurava a primeira loja da rede de supermercados que logo se expandiu para outros municípios da região carbonífera do estado, chegando a ter cinco filiais. No fim da década de 1970, quando jovens só tinham olhos para a novela Dancin’ Days, o empresário tomou um ônibus, viajou mais de 20 horas, comprou mil vestidos da moda da discoteca na rua 25 de Março, na capital paulista, e voltou à cidade. “Tinha muita sorte, comprava e vendia tudo”.
 
Em 1986, a família Drebes se tornou a única proprietária da empresa, após Otelio haver adquirido as cotas dos demais sócios. A rede se especializou em vender para faixa de renda de até três salários-mínimos. Está no DNA do grupo o modelo de parcelamentos de longo prazo, com prestações que cabem no bolso.
 
Drebes se orgulha de ter sido um dos precursores da oferta de crédito para consumo da classe C, antes mesmo de redes nacionais. Começou com nove a dez vezes, pulou para 15 e se consolida nas 25 parcelas, com ou sem crise. Em 2015, prestes a completar 60 anos à frente da Lebes, Otelio decidiu que era hora de enfrentar novos desafios.
 
Após um consistente processo de governança, delegou ao filho mais velho a presidência da empresa (toda a segunda geração e parte da terceira trabalham na Lebes). Começou, então, a preparar sua nova carreira, a de palestrante. Em 1º de julho de 2016, a Lebes inaugurou sua perimeira loja fora dom RS, em Criciúma, SC.
 
No final daquele ano, a Lebes entrou para o seleto clube do bilhão, que reúne empresas brasileiras com faturamento superior a dez dígitos. Destaque à abertura da Lebes Life Store, onde funcionava o emblemático Edifício Guaspari, no Centro de Porto Alegre. O investimento privado de R$ 8 milhões devolveu à cidade um prédio do Patrimônio Histórico que marcou época na capital gaúcha, fechado há 30 anos. A Lojas Lebes foi agraciada com o Prêmio Líderes & Vencedores 2017, na categoria Sucesso Empresarial Média e Grande Empresa.
 
Em sua nova atividade, Otelio passou a percorrer as cidades onde a Lebes tem lojas, compartilhando sua experiência, seus aprendizados e valores. Marcada por uma energia impressionante e a emoção típica das histórias verdadeiras, contada por alguém que viveu cada uma delas, a palestra já foi assistida por mais de 20 mil pessoas, em mais de 50 cidades gaúchas. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que Drebes doa a entidades necessitadas destes municípios.
 
Medalha
A Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta distinção do Parlamento gaúcho, destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. A condecoração foi criada em 1995 e permite a cada deputado uma entrega por Legislatura.
Versão de Impressão
BlogThis
Medalho do Mérito

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)