Notícia
POSIÇÃO
Chefe de Estado deve separar posições pessoais da sua representação institucional, afirma tucano
Luís Gustavo Machado - MTE 15280 | PSDB - 11:45 - 28/02/2020 - Foto: Celso Bender

O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Mateus Wesp, avaliou o cenário político e institucional do país após os últimos acontecimentos envolvendo as manifestações adotadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao usar o espaço de liderança do partido nesta semana no Parlamento, Wesp disse que é inaceitável estimular manifestações contrárias às instituições parlamentares. Segundo o tucano, isso representa uma afronta à independência dos poderes e a democracia representativa.

Wesp acredita que as sucessivas crises institucionais vividas pelo Brasil são reflexos do arranjo estabelecido pela Constituição Federal de 1988. O líder da bancada comparou as tensões provocadas pelos atos do presidente, que fragilizam as instituições, a uma instalação elétrica mal feita, propensa a curtos-circuitos. “A origem do problema está no Sistema Presidencialista, mais especificamente na fusão de dois cargos distintos: chefe de governo e do chefe de Estado”, observou. Para o deputado, ao contrário do que acontece em países em que a democracia é estável, no Brasil o governante precisa ter consciência do seu papel de chefe de Estado e separar as posições pessoais da sua representação institucional.

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)