MANDATO
Deputado Mateus Wesp protocola projeto para incluir Ronda de São Pedro no Calendário de Eventos
Cleber Bertoncello - MTE 11413 | PSDB - 12:58 - 30/08/2019 - Foto: Divulgação
Iniciativa do parlamentar surgiu a partir de proposição do vereador Elvio Feltrin (PSDB)

O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) protocolou nesta quinta-feira (29), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, um projeto de lei para incluir a tradicional Ronda de São Pedro, realizada anualmente no município de São Borja, por iniciativa do Centro Nativista Boitatá, no Calendário de Eventos Oficiais do Rio Grande do Sul.

A sugestão para que o parlamentar, que é presidente estadual do PSDB-RS, apresentasse o projeto foi do vereador Elvio Feltrin (PSDB), que por sua vez articulou a iniciativa junto à patronagem do Centro Nativista Boitatá.

Em 2019, a Ronda de São Pedro celebra sua 28ª edição, tendo se tornado um evento de referência para o movimento nativista gaúcho. “É́ um festival peculiar no trato da cultura musical gaúcha, buscando a qualidade poética na abordagem dos temas campeiros. A iniciativa reafirma, através da música, a importância da preservação das tradições rio-grandenses, resgatando a história, os usos e costumes de nossa terra e da nossa gente”, aponta Mateus Wesp.

A inclusão da Ronda no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul, além de ajudar na divulgação, abre novas perspectivas de apoio e desenvolvimento para o evento e a cultura tradicionalista.