Notícia
POSIÇÃO
TJ/RS teria de se declarar impedido de julgar ação sobre LDO 2020, diz Wesp
Luís Gustavo Machado – MTE 15280 | PSDB - 16:36 - 22/08/2019 - Foto: Celso Bender

Líder da bancada tucana critica decisão do TJ que suspende congelamento do orçamento

O líder da Bancada do PSDB e relator, na Assembleia Legislativa, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para 2020, deputado Mateus Wesp, criticou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), que concedeu liminar suspendendo a vigência do congelamento do orçamento para o próximo ano. O TJ/RS avaliou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), de autoria do Ministério Público Estadual (MPE) contra a LDO 2020, que congela o orçamento de todos os poderes e órgãos do Estado.

Para o parlamentar tucano, o tribunal teria de se declarar impedido de julgar a ação, porque é parte afetada pelo desfecho do processo judicial. O argumento defendido pelo deputado é o mesmo apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em ação que o Executivo gaúcho deve encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Wesp lamentou a forma e a falta de representatividade do encaminhamento da decisão do TJ/RS. “Uma decisão monocrática derruba um projeto aprovado por mais de 60% dos representantes do povo na Assembleia. Depois, os magistrados não querem que se fale em ‘ditadura do Judiciário’ em vigência”, concluiu. O parlamentar defendeu a legitimidade do governo do Estado em encaminhar o assunto junto ao STF.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)