Notícia
GRANDE EXPEDIENTE
Mateus Wesp homenageia os 162 anos de Passo Fundo
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 16:03 - 08/08/2019 - Foto: Celso Bender
O deputado Mateus Wesp (PSDB) realizou seu primeiro Grande Expediente desta legislatura, na sessão desta quinta-feira (8), para homenagear o município onde nasceu, Passo Fundo, que ontem (7) completou 162 anos. "É para mim uma grande honra e uma imensa responsabilidade vir a esta tribuna contar a história do nosso povo. E confesso que não é fácil vir aqui e recitar a epopéia de um povo grandioso como o passo-fundense, pois, grandiosos são os feitos de todo o povo gaúcho", afirmou.
 
O parlamentar fez um apanhado da história do município, evocando fatos desde o século XVII, passando pela Guerra Farroupilha, Revolução Federalista e insurreição militar de abril de 1964, para explicar as principais características do povo passo-fundense: a orientação à família, a bravura e a solidariedade. "Esses fatos marcam de forma indelével os traços dos passo-fundenses. A nossa cidade, do mais nobre gauchismo – palanque do nativismo - encravado bem no fundo de nossos corações, nos fez povo heróico e legendário, autor de mil glórias do novo mundo que brotaram dos nossos potreiros e coxilhas".    
 
Wesp citou alguns pontos turísticos, como a Catedral de Passo Fundo, a Capela São Miguel e a Praça da Cuia. Na área esportiva, destacou os passo-fundenses Luis Felipe Scolari, campeão mundial de futebol, e Gustavo e Murilo Endres, atletas do vôlei do Brasil. Na área cultural, lembrou que a cidade foi declarada Capital Nacional da Literatura, realizando a Jornada Nacional de Literatura e também o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Destacou ainda o músico Teixeirinha, que, embora não tenha nascido na cidade, fez de lá sua morada.
 
O orador do Grande Expediente também mencionou os órgãos de comunicação do município: as rádios Uirapuru e Planalto, o Jornal e Rádio Diário da Manhã e o Jornal O Nacional. Na agricultura, ressaltou a produção de milho, trigo, soja e leite. Ele ainda citou empresas, hospitais e instituições de ensino que estão sediadas em Passo Fundo.
 
"São muitos os motivos para se ter orgulho de Passo Fundo. De todo modo, este humilde cidadão não poderia deixar de prestar esta singela homenagem a uma cidade que, coroada por tantas glórias, e ainda destinada a muitas mais, continua a crescer e trilhar os rumos do desenvolvimento, capital dessa o Planalto Médio, situada na região denominada de Produção, por ser o celeiro do nosso País", finalizou.
 
Manifestaram-se, em apartes, os deputados Tiago Simon (MDB), Elton Weber (PSB), Pepe Vargas (PT), Frederico Antunes (PP) e Paparico Bacchi (PL).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)