Notícia
POSIÇÃO
Na volta do recesso parlamentar, líder da Bancada do PSDB defende urgência de reformas estruturais
Luís Gustavo Machado – MTE 15280 | PSDB - 16:35 - 07/08/2019 - Foto: Guerreiro

As dificuldades fiscais do Rio Grande do Sul e a elaboração do orçamento realista por parte do governo Eduardo Leite pautaram as manifestações do líder da Bancada do PSDB, deputado Mateus Wesp, no retorno do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa. Wesp usou espaço de liderança do partido para defender a necessidade urgente de reformas estruturais no Estado, visando o equilíbrio das contas públicas, a retomada da capacidade de investimentos do poder público em áreas essenciais à população e a desoneração do setor produtivo a médio e longo prazo, buscando o desenvolvimento.

O parlamentar expôs os números reais do orçamento estadual, indicando o comprometimento de 82% da receita corrente líquida com o custeio dos servidores públicos, aposentados e pensionistas. “Esse percentual elevado repercute na precariedade da prestação dos serviços públicos essenciais, como Educação, Saúde e Segurança. Essa situação fiscal, na iniciativa privada, já teria provocado o fechamento das portas”, observou.

Wesp disse que o déficit deste ano nas contas do Estado vai alcançar R$ 4 bilhões, motivo pelo qual o governo precisa com urgência promover transformações efetivas na estrutura administrativa. “Por isso que as reformas terão que ser enfrentadas com responsabilidade pelos parlamentares, não descartando outras medidas, como privatizações, em especial no setor energético”, avaliou.

O deputado explicou que, mesmo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada com base na realidade financeira do Estado, o governo continua com a necessidade de obter receitas extraordinárias para colocar o salário dos servidores em dia. “Estamos fazendo um apelo para que o discurso demagógico seja evitado para encararmos os números das contas públicas com realismo”, concluiu.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)