Notícia
COMISSÕES
Avanço de piranhas no Guaíba e Lagoa dos Patos será tema de audiência pública na Assembleia
Cristiano Guerra – MTE 6820 - 17:06 - 18/11/2021 - Foto: Joel Vargas
Proposta pelo deputado Marcus Vinícius, encontro reunirá autoridades ligadas as áreas de abastecimento e meio ambiente para tratar do tema

Cardumes de piranhas-vermelhas, espécie invasora que vinham causando prejuízos econômicos e ambientais no Rio Jacuí nos últimos meses, já foram identificadas no Guaíba e se aproximam na Lagoa dos Patos. As palometas, como também são conhecidas, se alimentam de outros peixes e podem causar desequilíbrio no ecossistema. Frente a este problema, o deputado Marcus Vinícius (PP) convocou uma audiência pública para tratar do tema.

O encontro terá como convidados autoridades e instituições que se acercam sobre o assunto, tais como Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura, IBAMA, entre outros. Para o parlamentar, o debate sobre esta situação é fundamental neste momento.

“Este problema precisa ser visto com um olhar mais sério e atento pelas autoridades públicas. Além dos danos ambientais, sabemos que há riscos de prejuízos econômicos, seja para a pesca como ao turismo da Costa Doce. ”

As palometas são peixes comumente encontrados na Bacia do Rio Uruguai. As piranhas-vermelhas são agressivas e possuem em torno de 20 centímetros e dentes afiados. O perigo da proliferação da espécie nas águas gaúchas não descarta um cercamento em torno das praias para proteção.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)