Você está no Portal do Deputado Marcel van Hattem  »  Imprensa » Detalhes da Notícia
Evento apresentou projeções políticas e econômicas para o ano de 2017
Luiza Veber - MTE 18187 - 12:30 - 24/03/2017 - Foto: Luiza Veber
Evento lotou plenatinho da Assembleia Legislativa

Com mediação do deputado Marcel van Hattem (PP) e palestras do escritor Percival Puggina e do diplomata Paulo Roberto de Almeida, foi realizado, na quarta-feira (22), o seminário “O que esperar de 2017”, na Assembleia Legislativa. O evento teve transmissão ao vivo pela página no Facebook do deputado Marcel e mais de 100 pessoas estiveram presencialmente acompanhando as projeções sobre o cenário político, econômico, tanto do Brasil quanto global.

Na abertura das atividades, Marcel saudou os palestrantes e o público e ressaltou a importância de se repassar a história, inclusive recente: “O ano de 2017 já está sendo muito especial para todos nós. Ontem estive no lançamento do filme sobre o impeachment de Dilma, feito pelo Brasil Paralelo, e foi muito bom ouvir de novo a história como ela realmente foi, não como muitos tentam nos impor goela a baixo, com a narrativa de que foi golpe, um processo meramente parlamentar, apenas. O mais importante, na realidade, foi que o povo brasileiro foi às ruas, estava de fato acordando”, disse.

Antes de passar a palavra, Marcel ressaltou que os palestrantes não cobraram qualquer cachê, e completou: “A esperança que temos em relação a 2017 é uma esperança em nós mesmos e em todos que estão assistindo. Hoje, são milhões de brasileiros que estão colocando as suas esperanças nesse novo momento político brasileiro”.

Já com a palavra, o escritor Percival Puggina agradeceu o convite, elogiou a importância do trabalho intelectual de Paulo Roberto de Almeida e citou o evento como um exemplo de atividade parlamentar moderna. “Numa sociedade em que o debate político está aberto, é preciso estar equipado e preparado intelectualmente para discutir ideias que se transformem em ações”. O escritor ainda observou a importância do ano de 2016 no cenário político brasileiro e reforçou que os brasileiros devem continuar atentos, acompanhando os acontecimentos políticos: “Olha tudo o que conseguimos, queremos mais, claro, mas olha o que já conseguimos. Eu mesmo não acreditava que nós poderíamos chegar onde chegamos, Dilma caiu e o PT fechou as eleições de 2016 como o sexto partido brasileiro!”

Em seu pronunciamento, Paulo Roberto de Almeida destacou que um numeroso grupo de intelectuais rompeu a barreira da hegemonia que esteve diante décadas nas mãos da esquerda: “Nós nos livramos disso através de produção intelectual de alto nível, que foi tratada pelos adversários como sendo agressiva, como se a política do PT fosse suave e respeitadora”, frisou. O diplomata ainda observou que não se pode ser pessimista em 2017, depois de ter vivido em 2016: “Não tento olhar para 2017 sem olhar para 2016 e ver que foi um ano maravilhoso. No último ano nos livramos de tantos males, de muita encrenca. Aconteceu diante de nossos olhos e como produto de nossas mãos. Agora que o ano está começando, porque o Brasil começa a funcionar depois do Carnaval, chegou o momento de trabalhar!”

Trajetória dos palestrantes:
Percival Puggina é formado em Arquitetura e Urbanismo, tendo exercido a profissão durante duas décadas. A partir dos anos 1980, passou a se dedicar à atividade política e literária. Em 2002, criou a empresa Texto e Contexto Comunicação, da qual é sócio-diretor. Desde 2006, escreve semanalmente para o jornal “Zero Hora”. É autor dos livros “Crônicas contra o totalitarismo” (Fundação Tarso Dutra, 2001), “Cuba – a tragédia da utopia” (Editora Literalis, 2004) e “Pombas e Gaviões” (Editora AGE, 2010).

Paulo Roberto de Almeida é diplomata, mestre em planejamento econômico pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado de Antuérpia e doutor em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas. Trabalhou como assessor especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. É autor dos livros: “O Mercosul no contexto regional e internacional” (Aduaneiras, 1993), “O Brasil e o multilateralismo econômico” (Livraria do Advogado, 1999), “ Relações internacionais e política externa do Brasil: história e sociologia da diplomacia brasileira (UFRGS, 1998)”, “O moderno príncipe – Maquiavel revisitado” (2007), “Relações internacionais e política externa do Brasil” (LTC, 2012) e “Nunca antes na diplomacia… – A política externa brasileira em tempos não convencionais” (Appris, 2014).

BlogThis