Você está no Portal da Deputada Juliana Brizola  »  Principal
Deputado(a) Juliana Brizola
Dep. Juliana Brizola
PROJETOS
Deputada Juliana Brizola quer instituir prêmio a emissoras de rádio
Renato Chiappini Annes - MTE 4146 - 08:30 - 28/07/2017 - Foto: Juarez Junior
Deputada Juliana Brizola
Deputada Juliana Brizola
A deputada Juliana Brizola (PDT) apresentou projeto de Resolução (PR 3 2017) para a instituição, pela Assembleia Legislativa, do Prêmio Padre Roberto Landell de Moura, a ser conferido a emissoras de rádio do Estado que por motivos relevantes tenham se tornado merecedoras do reconhecimento do Parlamento gaúcho.

Conforme a proposta, nas indicações para o Prêmio serão avaliados, entre outros requisitos, as características de linguagem radiofônica que possibilitem aproximação direta com os seus ouvintes; a capacidade de interação radiofônica com as comunidades, quanto à prestação de serviços esportivos, culturais, climáticos, mobilidade urbana e de segurança, e o grau de alcance radiofônico, garantindo abrangente cobertura relacionada com raça, formação, idade, classe social, formação, religião e outros aspectos.

Ao justificar sua proposição, juliana Brizola destacou a importância das rádios nas comunidades. “A história do rádio no Brasil está associada à história popular, remetendo-nos a compreensão de que ele foi um dos primeiros meios de comunicação a ser utilizado e que até hoje permanece influenciando a vida de milhares de pessoas, por ser veículo de comunicação que chega facilmente ao povo”, observa a parlamentar.

O Prêmio deverá ser composto de um Troféu e de um Diploma em papel pergaminho, contendo o brasão do Rio Grande do Sul, o nome da empresa homenageadas, a modalidade e a razão da distinção recebida. A indicação, limitada a uma por deputado a cada Legislatura, deverá ser de responsabilidade da Mesa Diretora da Casa e da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

A distinção também faz uma homenagem ao Padre Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861 e falecido em 1928. Landell de Moura também foi cientista e inventor, sendo considerado um dos pioneiros, senão o primeiro, a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio.

Versão de Impressão
BlogThis
Sessão Plenária

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30