Você está no Portal do Deputado Gilberto Capoani  »  Principal
Deputado(a) Gilberto Capoani
Dep. Gilberto Capoani
GRANDE EXPEDIENTE
Capoani presta homenagem ao Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS de Sertão
Olga Arnt - MTE 14323 - 16:00 - 21/08/2019 - Foto: Celso Bender
O deputado Gilberto Capoani (MDB) ocupou o período do Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (21) para homenagear os 7 anos de atividades do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, localizado na Rodovia 135, no Distrito de Engenheiro Luiz Englert. O projeto, implantado em 2012, começou com 30 participantes e hoje conta com mais de 120, oriundos de diversos municípios da região.
 
A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo a partir de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Além de estimular o desenvolvimento mental e corporal, o método, que foi regulamentado pelo presidente Jair Bolsonaro em maio, complementa o tratamento de indivíduos com Síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade e autismo.
 
O funcionamento do centro é assegurado por convênios firmados com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) das regiões do Planalto Médio e do Alto Uruguai e dos municípios de Getúlio Vargas e Sertão. Segundo o parlamentar, às APAES cabem a organização da parte documental, da escolha dos alunos que participam das atividades e da contratação de profissionais, como equitador, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e pedagogo, entre outros.
 
Instituído como um projeto de extensão, o centro atua tendo como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. Além de oferecer diversos cursos, como ferrageamento e casqueamento de equinos, e promover oficinas teóricas e práticas, a entidade realiza estudos na área de Zootecnia e atende, semanalmente, praticantes de equoterapia dos municípios de Sertão, Coxilha, Vila Lângaro e Getúlio Vargas sem custos para os participantes.
 
Instituto Federal
Com grande atuação junto à comunidade regional, participando como parceiro de diversos projetos de desenvolvimento sustentável, o IFRS oferece sete cursos superiores – Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Agronomia, Zootécnica, Tecnologia em Agronegócio, Formação Pedagógica e Tecnologia de Alimentos. “Não poderia perder a oportunidade de registrar os cumprimentos ao IFRS Campus de Sertão que, desde a época do Colégio Agrícola e Escola Agrotécnica Federal, formou e espalhou por este Brasil afora milhares de técnicos agrícolas, com certeza, responsáveis pelo hoje pujante desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, ressaltou Capoani.
 
No final do Grande Expediente, o parlamentar fez referência especial aos funcionários e bolsistas que atuam no projeto e ao idealizador do Centro de Equoterapia, Marco Antônio Oliveira, doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale.
 
A cerimônia foi acompanhada por autoridades acadêmicas, servidores do IFRS e lideranças regionais. Os deputados Sérgio Turra (PP), Vilmar Zanchin (MDB), Tenente-coronel Zucco (PSL), Paparico Bacchi (PL), Elton Weber (PSB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Zilá Breitenbach (PSDB) e Rodrigo Lorenzon (DEM) se somaram à homenagem por meio de apartes.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)