Artigo
ARTIGO
Mutirão pela receita
Frederico Antunes * - 10:37 - 07/04/2008
Se for verdadeira a sentença da Lei de Murphy, segundo a qual "de onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada", podemos presumir que seu inverso também o seja: de onde muito se espera, muito será possível obter.

Ocorreu-me esse prognóstico durante o ato de instalação da Comissão Especial que propus à nossa Assembléia Legislativa para revisar os mecanismos de cobrança da dívida ativa estadual. Estávamos ali reunidos diversos deputados estaduais, com a presença interessada e solidária de secretários de Estado, do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas e de lideranças empresariais. Unia-nos o desejo de contribuir para a solução das dificuldades financeiras do Estado mediante a recuperação de créditos que hoje integram a dívida ativa.

De um lado, alegrou-me perceber que a idéia de constituir essa Comissão Especial recebia acolhida tão significativa. Com efeito, no ano passado, enquanto exercia a presidência do nosso Poder Legislativo, pude perceber as imensas dificuldades e restrições que a falta de recursos determina ao setor público estadual. Sem dinheiro não se alcançam os objetivos de modernização e desenvolvimento demandados por aqueles que precisam desses dois instrumentos – a modernização do Estado e o investimento público – para a própria eficiência e competitividade.

Nada mais oportuno, então, do que constituir na Assembléia, uma Comissão Especial, dotada das prerrogativas regimentais, para buscar as soluções possíveis pela via da recuperação daqueles valores. Embora o Rio Grande do Sul esteja entre os estados da Federação que melhores resultados vêm alcançando nessa direção, é certo que mediante a conjugação de esforços dos poderes de Estado, com a participação solidária e inteligente das nossas lideranças comunitárias e a interlocução com a própria sociedade, muito mais poderemos avançar.

Afinal, estamos falando de quase 20 bilhões de reais. Ainda que a maior parte desse montante seja irrecuperável, o esforço conjunto pode encontrar soluções criativas para ampliar e agilizar as possibilidades de recuperação daquelas perdas fiscais. Tenho muita confiança nesse nosso mutirão pela receita. O Rio Grande do Sul vive um novo momento e ele se reflete nessa integração de todas as bancadas em torno dos interesses do Estado.

* Deputado Estadual

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)