Deputado(a) Fran Somensi
Dep. Fran Somensi
MANDATO
Deputada Fran Somensi propõe plano de ação regional para enfrentamento ao COVID19
Anderson Barros - MTE 19732 | Republicanos - 09:57 - 24/06/2020 - Foto: Divulgação

A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), participou na noite desta terça-feira (23) de reunião da CICs Serra,onde foi apresentado uma nova plataforma de acompanhamento da troca de bandeiras e  de número de casos na região, pelo observatório Social da Serra, lançado esta semana. Na oportunidade, a Deputada apresentou um conjunto de propostas para se formular um plano de ação regional totalmente unificado e apartidário. A proposição tem o intuito de unir todos os municípios da Serra, entidades representativas de classe, agremiações, Deputados Estaduais e associações que representam os 49 municípios da Macrorregião Serra, para se prevenir de uma possível retomada da bandeira vermelha, dar mais segurança ao setor econômico, e melhorar a saúde da população.

De acordo com as propostas da parlamentar, esse plano seria dividido em cinco eixos principais. Análise e acompanhamento diário do cenário regional, ações de melhoria e ampliação do sistema de saúde, a retomada dos serviços de atenção básica e especializada em saúde, ações de prevenção e rastreabilidade do Coronavírus e; uma campanha educacional envolvendo todas as entidades participantes. " Hoje  58% dos leitos de UTI são ocupados por outras patologias que não são COVID19. As pessoas deixaram de fazer suas consultas, houve uma parada drástica na realização de exames, biópsias, cirurgias cardiovasculares, neurológicas...Nós precisamos olhar,também, para estes casos, pois as pessoas continuam morrendo por diabetes,infartos e outras complicações" ressalva Somensi.

Além de ampliar o sistema de saúde com leitos de UTI, a deputada defende que é preciso uma campanha para mobilizar e conscientizar toda a população de que ainda estamos vivendo um período de pandemia e que a curva continua ascendente. " Nós precisamos retomar todos aqueles protocolos que fazíamos lá no início...Com o passar do tempo fomos relaxando algumas medidas no nosso dia a dia. Ainda não é hora de promover encontros, visitas, aglomerações. Nós temos uma escolha a fazer, ou mantemos o distanciamento e retomamos os cuidados, ou chegaremos ao ponto de fechar tudo novamente, o que seria muito ruim, tanto para saúde quanto para a economia, é hora de nos unirmos contra o vírus".

A deputada, com apoio do observatório Social da Serra e entidades participantes, irão enviar ao Senado uma moção de apoio ao PL 2331/2020 que tramita em âmbito Federal, pedindo urgência e aprovação na pauta que prevê flexibilização nas normas da ANVISA para produção e uso de ventiladores mecânicos. O intuito é apoiar o projeto feito na Universidade de Caxias do Sul, que produziu respiradores a um custo três vezes menor que o de mercado e que poderá ser utilizado na região em caso de extrema necessidade. Os respiradores estão em segunda rodada de testes exigidos pela ANVISA, mas o projeto de lei prevê  algumas medidas para este período de pandemia, que pode permitir o uso desses equipamentos por meio de laudos técnicos emitidos pelas próprias de instituições de saúde.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)