Deputado(a) Franciane Bayer
Dep. Franciane Bayer
SAÚDE
Deputada Franciane Bayer leva demandas sobre defasagem da tabela SUS ao ministro da Saúde
Fabiana Calçada - MTE 18693 - 17:19 - 13/02/2020 - Foto: Divulgação
A urgente necessidade de revisão e atualização dos valores da tabela SUS bem como a inclusão de novos procedimentos a serem oferecidos à população foram as principais reivindicações dos prestadores de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, apontadas durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, proposta pela deputada Franciane Bayer (PSB). Nesta quinta-feira (13), em Brasília, a parlamentar entregou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, um relatório com o resumo das contribuições feitas por representantes de diversas entidades como da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - SIMERS, do Conselho Regional de Enfermagem, do Conselho Nacional da Saúde, além de vários hospitais e secretarias municipais de saúde do Estado. "Nosso objetivo é contribuir para melhorar o atendimento da população no SUS. Para isso, buscamos ouvir as opiniões dos profissionais da área, em especial os que atuam na Nefrologia, que hoje é um dos serviços que apresenta valores mais defasados", destacou.

Atualmente o Rio Grande do Sul conta com 269 prestadores de atendimento SUS, sendo 70% entidades filantrópicas. "Hoje a receita não cobre 60% dos custos dos procedimentos, o que tem levado estas instituições ao endividamento bancário para suprir a defasagem", relatou. Já nos municípios, conforme a Famurs, o impacto também é grande, uma vez que a falta de reajuste obriga os municípios a complementarem os valores, investindo, muitas vezes, acima do valor constitucional.

A deputada Franciane Bayer também entregou o relatório a deputada federal Liziane Bayer (PSB), que integra a Comissão de Seguridade Social e Família e também tem a área da saúde como bandeira de seu mandato. Franciane reuniu-se, ainda, com assessores do deputado federal dr Luiz Antônio (PP), coordenador do Grupo de Trabalho que tratou do tema, e com a deputada Carmen Zanotto (Cidadania), presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde na Câmara Federal.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)