Deputado(a) Ernani Polo
Dep. Ernani Polo
HOMENAGEM
Ministro Tarcísio Gomes de Freitas recebe Medalha do Mérito Farroupilha
Olga Arnt - 14323 | Agência de Notícias - 12:54 - 09/07/2021 - Foto: Vinicius Reis
A Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção do Parlamento gaúcho, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na manhã desta sexta-feira (9). A iniciativa foi dos deputados Ernani Polo (PP) e Tenente-coronel Zucco (PSL), e a cerimônia ocorreu no Teatro Dante Barone com a presença de autoridades civis e militares.

Tarcísio Gomes de Freitas é engenheiro civil. Assumiu o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, com foco o programa de desestatização de ativos, a retomada de obras públicas inacabadas e melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimentos privados para o setor. Desde então, já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de cerca  de R$ 70 bilhões em investimentos privados para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todos os estados do Brasil.

Formado pelo Instituto Militar de Engenharia, com especialização em Gerenciamento de Projetos, o servidor de carreira vinculado à Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2014 foi engenheiro do Exército, chefe da Seção Técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, coordenador geral de auditora da área de transportes da Controladoria Geral da União e secretário especial do Programa Parcerias e Investimentos.

Manifestações
Tenente-coronel Zucco afirmou que a homenagem é mais do que um reconhecimento público, mas “o agradecimento do povo gaúcho, pelo  exemplo de dedicação, foco, retidão e desempenho” que marcam a trajetória do ministro. O parlamentar ressaltou que Tarcísio  promoveu uma mudança de perspectiva, tanto no desempenho quanto na atitude, que representou uma alteração de paradigma, sepultando de vez  “as vergonhosas manchetes de casos de desvios, de superfaturamento, de corrupção e de obras inacabadas ou mal executadas.”

Amigo pessoal e ex-colega de academia, Zucco afirmou ainda que o Brasil precisa de pessoas que se dediquem ao serviço público para servir, em vez de servir-se dele. “E as missões mais difíceis são entregues aos combatentes mais preparados. Sabia que o Brasil descobriria o perfil de homem público resolutivo, pautado pela franqueza e pela objetividade. Um executivo de verdade, mas moldado pelos princípios inegociáveis das Forças Armadas brasileiras, afirmou momentos antes da exibição de um vídeo produzido pela equipe de seu mandato com manifestações de ex-colegas, companheiros de farda e familiares.

Em nome do Parlamento gaúcho, o deputado Ernani Polo afirmou que a homenagem é cercada  por um duplo simbolismo. “O primeiro é que, em um período marcado por tantos desafios, estamos entregando a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa a um homem que tem ajudado a superá-los. E o segundo motivo é que a sua área de atuação tem uma ligação muito forte com o desenvolvimento do país, com o incentivo à competitividade, pauta que trabalhamos aqui na Assembleia Legislativa quando estivemos na presidência, ano passado.”

O ex-presidente do Parlamento gaúcho lembrou também que, ao longo do tempo o RS perdeu posições no ranking nacional em diversos setores e que a  infraestrutura foi  um dos gargalos que contribuiu para isso. “O ministro tem sido um parceiro de todas as horas para qualificar a infraestrutura brasileira e tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo. Cada rodovia, cada aeroporto, cada ferrovia, cada porto são caminhos para uma economia mais dinâmica. Ser competitivo também é desatar nós, dar rapidez, oferecer possibilidades e garantir que homens e mulheres, do campo e da cidade, tenham mais chances de vencer”, declarou.

Ao agradecer a homenagem, Tarcísio Gomes de Freitas mencionou a capacidade de trabalho do povo e o dinamismo e potencial da economia gaúcha e revelou que diversas vezes seu “caminho cruzou com o Rio Grande do Sul”. Isso aconteceu quando foi diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e atuou nos projetos da BR-448 e da nova ponte do Rio Guaíba e, durante o governo do ex-presidente Temer, quando estruturou o leilão de concessão do Aeroporto Salgado Filho.

Em seu discurso, o ministro elencou diversas iniciativas em andamento no estado, como a duplicação da BR-116, que teve 131 km concluídos e terá  231 quilômetros prontos até o final de 2021; as obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos em São Leopoldo; as concessões dos aeroportos de Uruguaiana, Bagé e Pelotas; intervenções em ferrovias e dragagens de portos. “É impossível fazer tudo em um curto espaço de tempo. Mas é preciso ressaltar a visão do presidente Jair Bolsonaro, que tratou a infraestrutura como questão de Estado, não descontinuando as obras”, apontou.

O ministro falou também sobre projetos para o Rio Grande do Sul, como a extensão da BR-448 até Portão, a duplicação da BR-285, a travessia urbana em Ijuí, a ponte sobre o Arroio Ibicuí na BR-472, a construção da nova ponte em Jaguarão e a dragagem da Lagoa Mirim. “O Brasil está caminhando para abrir espaços orçamentários para investir em infraestrutura. Quando isso acontecer, os projetos estarão prontos”, assegurou.

Depois da solenidade, Tarcísio Gomes de Freitas se deslocou até a BR-116 para inspecionar as obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos. E em seguida deveria se dirigir a Caxias do Sul, onde iria integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)