Você está no Portal do Deputado Ernani Polo  »  Principal
Deputado(a) Ernani Polo
Dep. Ernani Polo
EVERGIA
Frente Parlamentar quer destravar empecilhos à instalação de PCHs no RS
Daniel Germano - MTE 13374 - 10:17 - 25/02/2019 - Foto: Vinicius Reis

Com o objetivo de impulsionar a produção energética no Rio Grande do Sul, foi lançada nesta segunda-feira (25), no salão Júlio de Castilhos do Legislativo gaúcho, a Frente Parlamentar em Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O deputado e ex-secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo (Progressistas), estará à frente dos trabalhos. A solenidade contou com as presenças, do senador gaúcho Luís Carlos Heinze (PP) e do secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, deputados e lideranças do setor energético.

 A ideia, conforme Polo, é trabalhar em conjunto com o Governo do Estado e Brasília para derrubar entraves que dificultam os empreendimentos, especialmente os relativos às licenças ambientais. De acordo com o deputado, estão em implementação nove projetos entre PCHs e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), com investimentos da ordem de R$ 500 milhões, que vão gerar 50 megawatts de energia. No entanto, ainda existem 122 projetos para serem implementados, em investimentos de 4 bilhões de reais. Polo revela, ainda, que o RS tem potencial de geração de ainda mais 700 megawatts.

 “Precisamos impulsionar o setor, buscar mais celeridade nos projetos, porque isso traz um resultado muito positivo para o nosso Estado, com mais geração de energia, mais ICMS, emprego e renda. Vamos trabalhar em sintonia com a Secretaria do Meio ambiente e em Brasília no aperfeiçoamento das leis para que a gente possa fazer esse setor crescer, tendo em vista o potencial que temos em nosso Estado”, disse Polo.

 Heinze afirmou que sua atuação em Brasília se dará especialmente em  órgãos como Aneel e Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de ajudar a derrubar os entraves nos processos das PCHs. “O Rio Grande importa mais ou menos a metade da energia que consome. Temos que mudar isso, ajudar quem quer empreender”, afirmou. Já para Artur Lemos, o grande mérito da Frente Parlamentar é o de trabalhar para permitir que os processos de licenciamento tramitem com segurança jurídica, atendendo á legislação ambiental das PCHs e CGHs.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Lançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas, a ser presidida pelo deputado Ernani Polo

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30


O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do(a) Deputado(a)